A - SANTANA

A - SANTANA

  A imagem da matéria onde se encontra o seguinte texto está nas fotos logo abaixo.
    “Augusto Bastos Chaves nasceu na Chácara do Chalé, em Ericeira, hoje município de Santana do Deserto, estado de MG, a 04 de outubro de 1902. Passou a infância em Lambari, sul de Minas, tendo iniciado seus estudos em Juiz de Fora, onde frequentou o Cólegio Grambery e a Academia de Comércio.
     Posteriormente, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde cursou o Colégio Pedro II, para concluir seus estudos secundários. Ingressou, então, na Faculdade de Medicina, a “da Praia Vermelha”, onde formou-se em 26 de dezembro de 1926. Apaixonado pela área que então abraçava, defendeu tese na área de gastroenterologia.
      Uma vez formado, transferiu-se para Penápolis, estado de São Paulo, onde iniciou suas atividades profissionais, já com o pensamento voltado para um único objetivo: estabelecer-se financeiramente de forma a que pudesse adquirir uma fazenda em sua terra natal, Santana do Deserto, e então criar cavalos, sua paixão desde menino.
     A 8 de abril de 1929, casou-se com Clotilde de Andrade Botelho, sua prima em segundo grau, sobrinha e afilhada do Coronel Severino Junqueira. Desse casamento, que hoje vai a 57 anos de união, sobrevieram 3 filhas, 11 netos e 7 bisnetos.
     Ainda em Penápolis e, posteriormente em Marília, também estado de São Paulo, onde viveu de 1933 a 1957, deu início à as criação de equinos. Finalmente, em 1944, atingiu a realização de seus sonhos, adquirindo a Fazenda de Santana, onde estabeleceu-se definitivamente em 1957. No período que antecedeu sua vinda definitiva para a fazenda, esta esteve aos cuidados de um de seus genros; Geraldo Quadros Faria, que a administrava com a supervisão do proprietário, função que desempenha até os dias de hoje. Já no ano de 1945 foram registrados, pelo técnico do Norte, os primeiros animais com prefixo “Santana”. A partir daí, não mediu esforços para a consecução de seus objetivos, dedicando-se com afinco à criação de cavalos Mangalarga Marchadores, bem como de Gado Holandês Vermelho e Branco.
     No entanto, não havendo nenhum outro médico no município, o Dr. Augusto Chaves, como profissional consciente e responsável, apaixonado pelo seu ofício, dividiu suas atividades entre a Fazenda de Santana e o exercício da medicina, exercendo-a de forma beneficente, nada recebendo em troca de seus serviços, senão a consciência tranquila e o afeto de seus clientes, fato que se estendeu até 1979.
     Muito ligado ao Coronel Severino Junqueira e a Erico Ribeiro Junqueira, seja pelo parentesco, seja pela forte amizade, utilizou vários reprodutores destes dois criadores, dentre eles: Nero, Vendaval, Predileto, Naipe, Retrato, Marengo, Quo Vadis, Reserva, etc. Adquiriu várias éguas Abaíba e foi presenteado por Erico Junqueira com uma égua que já em sua propriedade foi Campeã Nacional na Exposição de Belo Horizonte no ano de 1965: Abaíba Valsa. Grande apaixonado pelo cavalo Mangalarga Marchador e entusiasta pela melhoria e aperfeiçoamento da raça, emprestou reprodutores de sua criação que serviram em vários criatórios, entre eles Bela Cruz, fazenda dos criminosos, e BR, de Bibiano Rocha, seu compadre e amigo.
     Dentre os reprodutores da criação do Dr. Augusto Chaves, pode-se destacar: Santana Zorro; Santana Lume; Santana Mups; Santana Nababo; Santana Hebreu; Santana Satanás; Santana Plutão, etc. Entre as éguas destacamos: Santana Alteza; Abaíba Valsa; Abaíba Querida; Abaíba Irlanda; Santana Ima Sumac; Santana Jóia; Santana Tiara e Santana Princesa que foi presenteada ao Érico Junqueira, que a conservou em seu Plantel até sua morte.
     Grande conhecedor de Cavalos, e com muito senso crítico de seu criatório, nunca fez questão de um plantel muito grande, mas sim com alta qualidade e caracterização racial.  Atualmente, o principal garanhão que serve ao criatório é: Santana Sorriso, escolhido e reservado ainda potro, pelos olhos experientes do Dr. Augusto, que acompanhou o seu desenvolvimento e pode constatar que sua escolha foi muito feliz. Santana Sorriso é filho de Sama Iram e Santana Ima Sumac, já obteve dois campeonatos de marcha, em reservado Grande Campeão e um Grande Campeão da Raça.
     Ainda hoje, encontramos Dr. Augusto ao lado de D. Clotilde, sentados à varanda de sua fazenda, acompanhando e orientando o desenvolvimento de seu criatório, transmitindo um pouco de sua experiência e conhecimentos adquiridos, ao longo de seus 84 anos, aos seus netos, bisnetos e amigos que o visitam. Dr. Augusto tem como seu colaborador um dos netos: Geraldo, que herdou o gosto pelo cavalo, e desde os dois anos acompanha o avô em seu criatório. Formado em Medicina Veterinária, juntos, avô e neto continuam trabalhando pelo criatório Santana
     Considerando-se o empenho com que se dedicou à consecução de seu objetivo ( fruto de uma paixão que o acompanha por toda vida), Augusto Chaves pode-se hoje considerar um criados realizado, possuindo animais de sua criação ou descendentes destes integrados nos melhores criatórios nacionais.
      “SANTANA”, seu prefixo, é hoje conhecido no criatório brasileiro pela qualidade do plantel e seriedade no trabalho por ele elaborado.”

Para saber mais sobre o Criatório Santana, acesse os links abaixo:

•Instagram Criatório Santana-   https://instagram.com/criatoriosantanaac?utm_medium=copy_link

•Instagram Renata Faria- https://instagram.com/reebfaria?utm_medium=copy_link

•Facebook Criatório Santana - https://www.facebook.com/CriatorioSantana/

•Facebook Geraldo Santana- https://www.facebook.com/geraldo.santana.140


Informações Complementares

Prêmios

Prêmios

Dr. Geraldo Chaves Faria

Dr. Geraldo Chaves Faria, Médico Veterinário e ex-Jurado da ABCCMM, Titular do Criatório Santana, em Santana do Deserto, Zona da Mata Mineira, recebe o Diploma de Grande Cavaleiro da Raça Mangalarga Marchador, durante a 42ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador, realizada em 26 de Julho de 2025, no Parque da Gameleira, Belo Horizonte, MG.



Homenagem que dedico ao meu avô, Augusto Chaves

Homenagem que dedico ao meu avô,
 Augusto Chaves, criador do prefixo “Santana"
"Tradição se honra, legado se constrói"


Campeonato Mineiro de Equitação de Trabalho 2023

Dia 7 de Outubro 2023
CTE Jamaica / Juiz de Fora MG
-Realização ABET ( Associação Brasileira de Equitação de Trabalho )
-Organização ABET MG ( Associação Brasileira de Equitação de Trabalho)
-Apoio CCMM (Centro Cultural Mangalarga Marchador)
-Santana Édipo & Geraldo Faria, Reservado de Campeão Mineiro MM, no campeonato ET/MG em Juiz de Fora (07/10/2023)
- prova de adestramento

Campeonato Mineiro de Equitação de Trabalho 2023

Dia 7 de Outubro 2023
CTE Jamaica / Juiz de Fora MG
-Realização ABET ( Associação Brasileira de Equitação de Trabalho )
-Organização ABET MG ( Associação Brasileira de Equitação de Trabalho)
-Apoio CCMM (Centro Cultural Mangalarga Marchador)
Santana Édipo & Geraldo Faria, Reservado de Campeão Mineiro MM, no campeonato ET/MG em Juiz de Fora (07/10/2023)
- prova de maneabilidade


Lançamento informe especial abril de 1989

Componentes de uma sela

Componentes de uma sela: de fixação e de apoio.  Temos a sela propriamente dita, os componentes de fixação: látegos e contra látegos (prendem a cilha e barrigueira å sela), cilha, barrigueira, peitoral (prende a sela ao peitoral do cavalo) e o rabicho (prende a sela å cauda do cavalo). Componentes de apoio: loros, estribos e os para lamas (protegem as pernas do cavaleiro do suor do cavalo).  O peitoral e o rabicho são funcionais, tem por objetivo dar equilíbrio å sela, tanto que com a utilização desses dois componentes, pode - se eliminar a cilha e a barrigueira e desempenhar qualquer função que a sela não se desprendera do cavalo, assim sendo com a utilização do peitoral e do rabicho, não há necessidade de apertar a cilha e a barrigueira, permitindo ao cavalo trabalhar com mais liberdade e executar os movimentos de flexão com maior facilidade.

SANTANA – UMA HISTÓRIA DE AMOR À RAÇA MANGALARGA MARCHADOR- texto parte 0

        Dr. Augusto Bastos Chaves, médico e amigo particular de Erico Ribeiro Junqueira, desenvolveu sua criação a partir de matrizes e reprodutores que vicejaram na Zona da Mata mineira, especialmente nas Fazendas Abaíba e Tabatinga.
         Em viagem – reportagem no ano de 1963, o intrépido jornalista Waldez Corrêa, da ‘Revista dos Criadores’, assim relatou seu contato com a Fazenda Sant´Ana:
         “(...) Na grande e exaustiva maratona que realizamos para organizar esta reportagem, a Fazenda Sant´Ana, do Dr. Augusto Bastos Chaves, em Santana do Deserto, Minas, foi o ponto terminal da jornada.
Acompanhados do Sr. Erico Ribeiro Junqueira e de seu filho Antônio de Andrade Junqueira, que participam destas páginas, ali passamos uma tarde e uma noite, que ainda recordamos pela hospitalidade gentil do Dr. Augusto Chaves e senhora.
        Médico e criador, apaixonado pelo Mangalarga Marchador, o seu rebanho já é bastante conhecido pela presença que mantém nas Exposições de Leopoldina e Juiz de Fora. Reconhecemos que a época de longa estiagem era um tanto imprópria para realizarmos este trabalho, por isto que com a seca não pode haver rebanho gordo.
        Mas como se diz no brocardo popular: PELO PAU SE RECONHECE A CASCA!
        E madeira de lei do plantel do Dr. Augusto Chaves é o jacarandá! (...)”

 

Período anterior a vinda de Augusto Bastos Chaves a Fazenda de Santana - texto parte 2

    No período que antecedeu sua vinda definitiva para a fazenda, esta esteve aos cuidados de um de seus genros: Geraldo Quadros Faria, que a administrava com a supervisão do proprietário, função que desempenha até os dias de hoje. Já no ano de 1955 foram registrados, pelo técnico Donorte L. André, os primeiros animais com o prefixo ‘Santana’. A partir daí, não mediu esforços para a consecução de seus objetivos, dedicando-se com afinco à criação de cavalos Mangalarga Marchador, bem como de Gado Holandês Vermelho e Branco.
    No entanto, não havendo nenhum outro médico no município, o Dr. Augusto Chaves, como profissional consciente e responsável pelo seu ofício, dividiu suas atividades entre a Fazenda de Santana e o exercício da Medicina, exercendo-a de forma beneficente, nada recebendo em troca de seus serviços, senão a consciência tranquila e o afeto de seus clientes, fato que se estendeu até 1979.
    Muito ligado ao Coronel Severino Junqueira de Andrade e a Erico Ribeiro Junqueira, seja pelo parentesco, seja por forte amizade, utilizou vários reprodutores destes dois criadores, dentre eles: Nero, Vendaval, Predileto, Naipe, Retrato, Marengo, Quo Vadis, Reserva, ... Adquiriu várias éguas Abaíba e foi presenteado por Erico Junqueira com uma égua que, já em sua propriedade, foi Grande Campeã Nacional na Exposição de Belo Horizonte no ano de 1965: Abaíba Valsa. Grande apaixonado pelo cavalo Mangalarga Marchador e entusiasta pela melhoria e aperfeiçoamento da raça, emprestou reprodutores de sua criação que serviram em vários criatórios, entre eles a Bela Cruz, Fazenda dos Criminosos e B.R., de Bibiano Rocha, seu compadre e amigo.

Equitação de Trabalho / Criatório Santana

A E. Trabalho é uma modalidade equestre esportiva internacional, regida por normas próprias, aberta a todas as raças cavalares e isenta de compromissos com qualquer associação de raças.

Soube levar dos campos para as pistas, de forma competente, a representação das lidas cotidianas de uma fazenda de criação. É composta por três provas distintas sendo: Prova de ensino (equitação), prova de maneabilidade (equitação/habilidade) e prova de velocidade (cronômetro).

Por essas razões, pela confiança em nosso trabalho de evolução e seleção genética, por acreditar nas habilidades, temperamento de sela e características morfofuncionais de nossos animais, elegemos dessa feita a ET para colocar á prova um desses produtos Santana.

Santana Caboclo foi o representante do Criatório Santana no 1° Campeonato Mineiro de Equitação de Trabalho, consagrando -se CAMPEÃO MG/ET,   concorrendo com animais de diversas raças cavalares , comprovando que estamos caminhando dentro de nosso propósito de criação.

Animais do Criador

Abaiba Valsa

Prefixo Santana. Uma história de amor à raça Mangalarga Marchador Augusto Bastos Chaves Prefixo “Santana” – Marca AC


contador de visitas para webnode